Saturday, August 13, 2022
HomeAppleComo usar o aplicativo Arquivos no seu iPhone ou iPad

Como usar o aplicativo Arquivos no seu iPhone ou iPad

Como usar o aplicativo Arquivos no seu iPhone ou iPad. O aplicativo Arquivos é uma ótima maneira de se conectar a serviços online, servidores de rede e unidades externas. Veja como acessar, visualizar e gerenciar arquivos no iOS e iPadOS.

O aplicativo Arquivos da Apple permite que você visualize e acesse arquivos armazenados em serviços online , como iCloud Drive, Box, Dropbox, Google Drive e Microsoft OneDrive, tudo em um só lugar. Você também pode visualizar seus arquivos diretamente no seu iPhone ou iPad e executar uma variedade de comandos neles.

Com a atualização para iOS 15 e iPadOS 15 , a Apple aprimorou o aplicativo Arquivos com alguns novos recursos interessantes. Agora você pode classificar seus arquivos por grupos, realizar multitarefas com mais facilidade em várias janelas e selecionar vários arquivos arrastando-os com um mouse externo . 

Para obter esses recursos, abra Ajustes> Geral> Atualização de Software e certifique-se de ter atualizado para a versão mais recente do seu sistema operacional. Seu dispositivo dirá que seu software está atualizado ou solicitará que você baixe a atualização mais recente.

Vamos verificar o aplicativo Arquivos para ver como você pode trabalhar com seus documentos.

Conectar serviços ao aplicativo Arquivos

conectar serviçosNa primeira vez que você iniciar o Files, será necessário habilitar e conectar-se aos serviços que usa. Toque no ícone de reticências na parte superior e selecione Editar no menu. O aplicativo exibe todos os serviços de armazenamento de arquivos disponíveis. Ative a chave para quaisquer locais online que você deseja adicionar. Você também pode pressionar o ícone de hambúrguer ao lado dos seus serviços favoritos e arrastá-los para um novo pedido.

entrarToque no nome de um serviço que deseja carregar e entre. Na primeira vez que você fizer isso, a autenticação será necessária para visualizar os itens nesta pasta. Em alguns casos, você pode receber uma mensagem de autenticação, o que significa que você precisa abrir a versão móvel do aplicativo primeiro para usá-lo em Arquivos. Faça isso para cada site que você adicionar.

pasta de downloadsVocê também pode acessar arquivos baixados no Safari por meio do aplicativo Arquivos. Se você baixar um PDF, arquivo de áudio ou documento do Safari, uma pasta Downloads aparecerá no aplicativo Arquivos. Toque em Meu iPhone ou Em Meu iPad e você verá pastas para outros aplicativos e serviços no seu dispositivo, junto com uma pasta Downloads. Abra essa pasta para acessar todos os arquivos baixados do Safari.

Conectar ao armazenamento externo

armazenamento externoVocê pode conectar seu dispositivo a um stick USB, cartão SD ou  disco rígido externo . Para fazer isso, você deve conectar fisicamente o dispositivo de armazenamento em seu iPhone ou iPad usando o cabo adaptador correto. Você pode então acessar essa unidade e seu conteúdo por meio de Arquivos.

Se você tiver um servidor de rede ou  NAS , pode se conectar a ele com seu dispositivo e acessá-lo por meio do aplicativo Arquivos. Apenas certifique-se de que ele suporta e habilitou SMB (Server Message Block), um protocolo de rede universal que permite que diferentes sistemas acessem e compartilhem os mesmos arquivos.

armazenamento de redePara configurar isso no aplicativo Arquivos, toque no ícone de reticências no canto superior direito, toque no comando Conectar ao servidor e digite o nome ou  endereço IP  do servidor. (Por exemplo, para acessar meu Synology NAS, eu tive que digitar  smb: //  seguido pelo nome do NAS e depois  .local , como em  smb: //SynologyNAS.local .) Em seguida, digite o nome de usuário e a senha desse dispositivo .

Inicialmente, não consegui me conectar ao NAS. Por meio de um fórum online útil, descobri que precisava definir o protocolo SMB máximo para SMB3. Se você tiver problemas para se conectar a um servidor ou NAS por meio do aplicativo Arquivos, pode ser necessário entrar em contato com o fornecedor para obter ajuda.

unidade criptografadaVocê pode acessar uma unidade criptografada, diretamente conectada ao iPhone ou iPad ou configurada na rede. No entanto, apenas unidades formatadas usando APFS são atualmente suportadas. Para tentar fazer isso, conecte seu dispositivo de armazenamento criptografado ou conecte-se a um compartilhamento de rede criptografado. Selecione a unidade e toque no link Bloquear . Digite a senha da unidade e selecione Desbloquear para obter acesso à unidade.

Encontrar e visualizar arquivos

procurarVocê pode pesquisar arquivos em diferentes locais. No campo Pesquisar na parte superior, digite uma palavra ou frase para o arquivo desejado. O aplicativo verifica seus vários locais e exibe uma lista de resultados de pesquisa em resposta.

Se você usa as mesmas pastas com frequência, considere marcá-las como Favoritos para acessá-las rapidamente no futuro. Pressione a pasta e selecione Favoritos no menu ou simplesmente arraste a pasta para a barra lateral. Qualquer pasta marcada como Favorito estará disponível na barra do lado esquerdo na seção Favoritos. 

Os arquivos acessados ​​recentemente podem ser encontrados rapidamente dentro do aplicativo. Toque na entrada Recentes na barra lateral para visualizar os arquivos que foram recentemente adicionados, movidos ou visualizados.

visualizar arquivoNo aplicativo Arquivos, toque em um serviço específico para ver as pastas e arquivos armazenados nele. Toque em um arquivo para abri-lo e o aplicativo baixa e exibe o arquivo. Você pode visualizar documentos, arquivos PDF, imagens, arquivos de áudio e vídeos desta forma. Fotos e outras imagens estáticas podem até mesmo ser editadas com ferramentas de desenho e coloração integradas.

Gerenciar seus arquivos 

gerenciar arquivosVocê pode executar o gerenciamento básico de arquivos copiando, movendo ou excluindo arquivos. Abra um de seus serviços de armazenamento online para visualizar suas pastas e arquivos salvos. Para executar um comando em um único arquivo, pressione sua miniatura. No menu, você pode copiar, duplicar, mover, renomear, visualizar, marcar, compartilhar ou excluir o arquivo. 

Para executar um comando em vários arquivos, toque no link Selecionar no canto superior direito de um iPad (o botão está escondido atrás de um ícone de três pontos em um iPhone). Toque em cada arquivo que deseja incluir. A parte inferior da tela exibe links para compartilhar, duplicar, mover e excluir o arquivo selecionado. Toque em Mais para ver comandos adicionais, como Baixar e Compactar.

selecionar arquivosAgora que o seu iPad funciona com um mouse externo , você pode selecionar vários arquivos de uma vez sem usar a opção Selecionar. Certifique-se de que o mouse esteja conectado ao iPad e, em seguida, clique e arraste uma série de arquivos para selecioná-los.

Marcar e classificar arquivos

TagO aplicativo Arquivos permite que você visualize detalhes importantes e até mesmo marque cada arquivo. Pressione um arquivo e selecione Informações no menu para ver o tipo de arquivo, tamanho, data e hora de criação, autor e outros detalhes. Com uma foto, você pode descobrir o tamanho, a resolução, o tempo de exposição, a distância focal e a velocidade ISO. 

agrupar porAgora você também pode classificar os arquivos em uma pasta com base em grupos. Para tentar fazer isso, abra uma pasta, toque no ícone de círculo de três pontos e selecione Usar grupos . Os arquivos nessa pasta são classificados em grupos diferentes, com os critérios padrão sendo Tipo (tipo de arquivo). 

Para alterar os critérios, toque no ícone do círculo de três pontos e selecione Agrupar por . Você pode então organizar os arquivos em grupos com base na data ou tamanho. Para desfazer a organização do grupo, toque no ícone mais uma vez e desmarque a opção Usar grupos .

Compactar e descompactar arquivos 

arquivo zipO aplicativo Arquivos também permite compactar e descompactar arquivos e pastas. Pressione um item e selecione Compactar no menu pop-up para criar um arquivo ZIP do item. Se você tiver um arquivo compactado que precisa abrir, simplesmente toque no arquivo ZIP para descompactar ou pressione o arquivo e selecione Descompactar no menu.

excluído recentemente

Se você deseja excluir um arquivo, pressione-o para abrir um menu pop-up e selecione o comando Excluir . Qualquer arquivo excluído por engano pode ser recuperado tocando na entrada Excluídos recentemente . Isso mostrará todos os arquivos excluídos recentemente em seus vários serviços de armazenamento de arquivos. Toque no link Selecionar e selecione qualquer arquivo que deseja restaurar. Toque no link Recuperar para retornar o arquivo excluído ao seu serviço de armazenamento.


Multitarefa com várias janelas

multitarefa

Seu iPad inclui uma variedade de recursos multitarefa que foram aprimorados no iPadOS 15. Você pode visualizar e trabalhar com seus arquivos mais facilmente quando tiver várias janelas abertas ao mesmo tempo. Abra uma pasta no aplicativo Arquivos e toque no ícone de reticências na parte superior da tela para abrir a nova barra de ferramentas multitarefa.

Vista dividida

Toque no ícone central para abrir no modo Split View. Você pode então abrir uma segunda instância do aplicativo Arquivos e visualizar uma pasta diferente ao mesmo tempo. 

deslizar sobre

Agora, se você quiser ver um arquivo, toque nele para abrir um painel deslizante flutuante que você pode posicionar na parte superior de qualquer uma das duas janelas existentes.

Os editores recomendam:

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

RECENTES

POPULAR