Sunday, August 14, 2022
HomeComo FazerComo remover a proteção contra gravação no Windows 11

Como remover a proteção contra gravação no Windows 11

O que saber

  • Clique com o botão direito do mouse no arquivo, abra Propriedades e desmarque a caixa Somente leitura .
  • Execute o comando diskpart disk clear readonly para dispositivos.
  • Alterne a chave física somente leitura (se houver).

Este artigo explica como remover a proteção contra gravação em um arquivo, dispositivo USB ou cartão SD. Desativar a proteção contra gravação permite que você faça alterações (ou seja, escrever) nos arquivos em vez de apenas visualizá-los (ou seja, lê-los).

É possível remover a proteção contra gravação?

A remoção da proteção contra gravação envolve limpar o atributo somente leitura e é totalmente possível fazer isso para arquivos, pastas e dispositivos de armazenamento inteiros. A maneira como isso é feito é diferente dependendo do que você está lidando, uma vez que existem técnicas de proteção contra gravação de hardware e software.

A maneira mais clara de confirmar que um arquivo está protegido contra gravação e não apenas enfrentando um problema não relacionado é se você receber um erro somente leitura ao tentar sobrescrevê-lo.

<file name> This file is set to read-only. Try again with a different file name.

Se um disco inteiro estiver protegido contra gravação, você verá A mídia está protegida contra gravação , se estiver tentando fazer alterações no prompt de comando. O Explorador de Arquivos exibe isto:

The disk is write-protected. Remove the write-protection or use another disk.

Como faço para remover a proteção contra gravação em um arquivo?

Tirar um arquivo do modo somente leitura é extremamente fácil. É tão simples quanto abrir as propriedades do arquivo e desmarcar a caixa de seleção somente leitura.

  1. Clique com o botão direito no arquivo e escolha Propriedades . Você também pode chegar lá clicando uma vez com o botão esquerdo e abrindo o menu de três pontos na parte superior do Explorador de Arquivos.

    A opção de menu de propriedades do arquivo de texto no Windows 11.
  2. Selecione Somente leitura para limpar a caixa.

  3. Selecione OK para salvar as alterações.

    A caixa de seleção Atributo de arquivo somente leitura no Windows 11.

Por que não consigo remover a proteção contra gravação em dispositivos USB?

Você pode! Pode ser complicado porque os dispositivos USB lidam com a proteção contra gravação de maneira diferente dos arquivos.

interruptor físico de proteção contra gravação no dispositivo USB
Amazonas

O Windows é responsável por remover a proteção contra gravação em dispositivos USB sem uma chave, mas não é tão simples quanto desmarcar uma caixa de seleção ‘somente leitura’. Você perceberá isso se abrir as propriedades do dispositivo; esta caixa de seleção está faltando. Em vez disso, você pode executar alguns comandos ou editar o Registro do Windows.

Executar comandos do Diskpart

Acessível por meio do prompt de comando, o comando diskpart é uma maneira de editar o atributo somente leitura de um dispositivo USB.

  1. Abra a caixa de diálogo Executar e digite diskpart . Você pode chegar lá clicando com o botão direito do mouse no menu Iniciar ou procurando por Executar.

  2. Quando o Prompt de Comando for aberto, digite list disk .

    O comando Diskpart list disk no prompt de comando do Windows 11.
  3. Digite o disco selecionado , seguido pelo número correspondente ao dispositivo USB que você deseja remover a proteção contra gravação. A maneira mais rápida de verificar qual escolher é examinar a coluna ‘tamanho’ ou ‘livre’, mas o Gerenciamento de disco também pode ser útil.

    Em nosso exemplo, estamos trabalhando com o Disco 1, então inseriríamos o seguinte:

    select disk 1
  4. Após a mensagem de confirmação informando que o disco foi selecionado, digite este comando:

    attributes disk clear readonly
    O comando DiskPart attribute clear readonly no Prompt de Comando do Windows 11.

    Substituir a palavra ‘limpar’ por ‘definir’ ativará a proteção contra gravação.

Edite o registro

Este método é um pouco mais complicado e arriscado se você não estiver familiarizado com o Registro do Windows. Mas se você acompanhar de perto e fizer backup do registro com antecedência , isso serve como outra maneira de remover a proteção contra gravação.

Este método afeta todos os dispositivos removíveis usados ​​pelo seu computador, não apenas um disco específico como o método diskpart acima. No entanto, você provavelmente só precisará usar essa técnica se o modo somente leitura tiver sido habilitado dessa forma; nesse caso, isso é simplesmente uma reversão.

  1. Pesquise pelo Editor do Registro e abra-o neste local expandindo as pastas na coluna à esquerda:

    HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control
  2. Encontre StorageDevicePolicies na tecla Control. Se você não o vir , crie-o clicando com o botão direito do mouse em Controle e indo para Novo > Chave .

  3. Abra StorageDevicePolicies e localize WriteProtect na área certa. Se você não o vir , crie-o clicando com o botão direito do mouse em StorageDevicePolicies e indo para Novo > Valor DWORD (32 bits) .

    O menu da chave de registro StorageDevicePolicies no Windows 11.
  4. Clique duas vezes em WriteProtect e defina os dados do valor como 0 se ainda não estiver.

    Se você inserir 1 em vez disso, ele ativará o modo somente leitura para todos os dispositivos removíveis atuais e futuros.

  5. Feche o Editor do Registro e reinicie o computador.

Perguntas frequentes
  • Como faço para remover a proteção contra gravação de uma unidade USB no Windows 10?

    Se o seu USB tiver uma chave de bloqueio, mova-o para gravação em vez de somente leitura. Você também pode usar o comando de atributos disk clear readonly Diskpart ou abrir o Editor do Registro do Windows para alterar o valor WriteProtect para 0 . Este processo também se aplica ao Windows 8.

  • Como faço para remover a proteção contra gravação de uma unidade USB no Windows 7?

    Remova a proteção contra gravação USB no Windows 7 editando o Registro do Windows. Digite a tecla Windows + R > regedit > e vá para HKEY_LOCAL_MACHINE  >  SYSTEM  >  CurrentControlSet  >  Services . Em seguida, selecione USBSTORE > clique duas vezes em Iniciar > e digite o número 3 .

    Os editores recomendam:

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

RECENTES

POPULAR