Sunday, August 14, 2022
HomeComo FazerComo ativar a função Auto HDR no Windows 11

Como ativar a função Auto HDR no Windows 11

Seu PC de jogos pode suportar uma tela 4K, mas se você realmente quiser melhorar seus visuais, precisará habilitar a saída de alta faixa dinâmica (HDR).

Os monitores HDR exibem uma paleta de cores mais rica e vibrante para fazer melhor uso dos pixels extras em monitores de resolução mais alta, mas apenas se o seu jogo suportar.

O Windows 11 usa Auto HDR para resolver esse problema, pegando milhares de jogos DirectX 11 e 12 e aumentando a gama de cores e os níveis de brilho para jogos que não suportam originalmente HDR.

As cores escuras são mais escuras, as cores claras são mais claras, mas você precisa habilitar a funcionalidade Auto HDR primeiro para ver essas mudanças em ação – veja como.

Ativar HDR no Windows 11

Se você quiser alterar as configurações de vídeo para habilitar o suporte Auto HDR, você precisará abrir o menu Configurações do Windows 11 primeiro.

HDR no Windows 11
(Crédito da imagem: Microsoft)

Existem algumas maneiras de fazer isso, mas a mais fácil é abrir o menu Iniciar e pressionar o ícone do aplicativo ‘Configurações’ na lista.

Se você não conseguir encontrá-lo, use a barra de pesquisa na parte superior do menu Iniciar para pesquisar por ‘Configurações’ e, em seguida, pressione-o nos resultados da pesquisa. Como alternativa, clique com o botão direito do mouse no ícone do menu Iniciar na barra de tarefas e pressione ‘Configurações’ no menu de contexto pop-up para abri-lo.

Verificando o suporte do monitor HDR

Todos os monitores e TVs com suporte para HDR conectados a um PC com Windows 11 devem, em teoria, permitir que você use o modo HDR automático. Nem sempre é o caso, portanto, certifique-se de usar um monitor HDMI 2.0 ou DisplayPort 1.4 compatível com a especificação HDR10.

Sua GPU também deve suportar a resolução necessária para habilitar HDR (por exemplo, 3840×2160 a 60 Hz).

Se você não tiver certeza se o seu monitor suporta HDR, você pode verificar isso no menu Configurações do Windows 11 primeiro. No menu Configurações, selecione Sistema> Vídeo> HDR e, a seguir, selecione seu monitor compatível com HDR no menu suspenso.

HDR no Windows 11
(Crédito da imagem: Microsoft)

Com o monitor compatível com HDR ativo, pressione a seção ‘Recursos de exibição’. Se sua TV ou monitor listar HDR como ‘Não compatível’ aqui, você está sem sorte. Você precisará conectar um monitor compatível com HDR para usar este recurso.

Se HDR estiver listado como ‘Compatível’, entretanto, você está pronto para prosseguir. O HDR automático pode ser ativado automaticamente para você, mas se não ligar, é possível ativá-lo abaixo.

Como habilitar a funcionalidade Auto HDR no Windows 11

Você pode habilitar rapidamente o Auto HDR no Windows 11 abrindo o aplicativo Configurações e pressionando Sistema> Vídeo> HDR.

Certifique-se de que sua TV ou monitor compatível com HDR esteja selecionado no menu suspenso e pressione a seção ‘Recursos de exibição’ para ver suas opções. Pressione o controle deslizante ao lado da seção ‘Usar HDR’ para habilitar a saída HDR em seu PC.

Em seguida, role para baixo e selecione o controle deslizante próximo à seção ‘Auto HDR’ para habilitar Auto HDR em jogos para os quais a Microsoft adicionou suporte.

HDR no Windows 11

Teste de cores HDR em jogos usando a tela dividida Auto HDR
(Crédito da imagem: Microsoft)

Se você está curioso para ver a diferença que o HDR faz no visual do seu jogo, você pode usar um recurso de tela dividida secreto incluído no Windows 11 para testar o Auto HDR. Com o HDR automático de tela dividida habilitado, um lado da tela mostrará o jogo com cores e brilho de alta faixa dinâmica, enquanto o outro lado mostrará o jogo sem eles.

Para habilitar isso, clique com o botão direito no menu Iniciar e pressione ‘Terminal do Windows (Admin)’. Na janela Terminal que é aberta, digite reg add HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\GraphicsDrivers /v AutoHDR.ScreenSplit /t REG_DWORD /d 1 e pressione Enter.

Inicie o seu jogo (com suporte Auto HDR) neste ponto para ver a diferença ou para fazer uma captura de tela. Para desativar o recurso, volte à janela Terminal, digite reg delete HKLM\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\GraphicsDrivers /v AutoHDR.ScreenSplit /f pressione Enter para retornar a tela ao normal.

Jogar jogos compatíveis com Auto HDR

O Auto HDR foi projetado para aumentar as cores visíveis que você verá em alguns jogos DirectX 11 e 12, mas não está disponível para todos os jogos. Se o Auto HDR estiver habilitado em seu PC, você verá uma notificação no canto superior direito ao iniciar um jogo compatível com o Windows 11.

Infelizmente, não há muito que você possa fazer para forçar jogos não suportados a usar o Auto HDR neste estágio, e também não há uma lista oficial que você possa revisar. A Microsoft sugere que milhares de jogos DirectX 11 e 12 devem funcionar com Auto HDR, mas suas próprias experiências podem variar. A única coisa que você pode fazer é tentar.

Se o Auto HDR não funcionar na primeira vez que você executar o jogo, saia totalmente do jogo e reinicie-o para ativar o recurso. Isso deve funcionar para jogos que oferecem suporte a HDR automático, mas apenas se a Microsoft tiver adicionado suporte para o seu jogo.

RELATED ARTICLES

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -

RECENTES

POPULAR